terça-feira, 21 de abril de 2015

Conversão de joystick de Master System / Megadrive para o MSX

Podemos encontrar ótimos artigos para conversão de joysticks padrão Master System / Megadrive para o MSX. Porém, apresento aqui também, minha experiência neste tipo de modificação.

Para esta conversão usei um joystick com 8 botões (A, B, C, X, Y, Z, START, MODE). Porém o procedimento é o mesmo para joysticks de 2 botões (A, B) ou de 3 botões (A, B, C) dada a compatibilidade destes joysticks entre o SMS e SMG.

Nota: Após a conversão o joystick irá funcionar no MSX, com os botões B (como botão 1 do MSX) e C (como botão 2 do MSX) , mas no SMS, SMD, somente o botão B irá funcionar.

Abaixo uma tabela comparando o padrão de pinagem:
Pino
MSX
SMS/SMD
Cor
1
Amarelo
2
Laranja
3
Vermelho
4
Marrom
5
+5V
+5V
Preto
6
Botão 1
A/B
Verde
7
Botão 2
Seletor
Azul
8
OUT
GND
Cinza
9
GND
Start/C
Branco


Para converter o joystick, basta abri-lo e realizar as seguintes resoldagens:
1) Solte o fio branco da placa do joystick (pino 9) e solde o no mesmo lugar do fio Cinza (pino 8).
2) Solte o fio Azul (pino 7) e solde o no lugar onde estava antes o fio Branco (pino 9)


Nota: No meu caso não foi necessário reconectar nada onde estava o fio Azul (pino 7 no SMD), que é o seletor que controla a leitora do pino 6 para os botões A/B e do pino 9 para botões Start/C. Isto se deve ao fato  de que o pino 7 da placa do joystick ficou em nível 1, fazendo com que os pinos 6 e 7 do MSX consigam ler os botões B e C respectivamente.

Nota: Também não foi necessário realocar o fio Cinza (OUT do MSX, GND no SMS/SMD) e ao soldar o fio Branco no mesmo lugar, visto que, o OUT do MSX normalmente tem valor zero vindo do MSX.

Pronto, agora é só remontar o joystick e estará funcionando com os botões B(1) e C(2) no MSX.

Abraços,
O Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário